Gerando Resultado

8 Táticas de SEO Que Simplesmente Não Funcionam Mais

É, 2016 acabou de iniciar e SEO vem se tornando cada vez mais complicado para empreendedores digitais.

Com as constantes atualizações do Panda e Pinguim que ocorreram ao longo dos últimos anos, muita coisa que era essencial para um bom ranqueamento vem aos poucos perdendo seu efeito.

Essa volatilidade requer que estejamos nos atualizando e adaptando constantemente para que não infrinjamos nenhuma diretriz que venha ser implementada.

Neste artigo eu irei te mostrar algumas táticas que, apesar de funcionarem antes, você não deveria mais estar utilizando, uma vez que elas simplesmente não funcionam mais.

Mais links = melhor posicionamento

Sem dúvidas, a quantidade de backlinks (aqueles links que levam até seu site a partir de outra página) é um fator de ranqueamento muito importante.

De acordo com o Search Metrics, está no top 5 dos fatores de ranqueamento mais importantes, mas hoje em dia é necessário construir links de uma maneira diferente de como você fazia antes.

A partir do Pinguim 2.0, que foi lançado em maior de 2013, tudo mudou. Hoje em dia é mais importante focar na qualidade dos links que você está obtendo do que a quantidade. Às vezes menos pode ser mais.

Conteúdos curtos também ranqueiam

Era uma vez quando você escrevia artigos de 300 palavras ou menos e os ranqueava com facilidade.

Um estudo realizado pelo Moz mostra que as páginas que normalmente ranqueiam na primeira página do Google possuem 2000 palavras ou mais.

Leia:

Focar somente em links e no conteúdo

Todo site que visito sobre SEO, quase sempre só fala sobre backlinks e a qualidade dos conteúdos. Parece que otimizar um site trata-se dessas duas coisas.

Como é possível ver nesse artigo, os fatores mais importantes para o ranqueamento de um site estão sendo as interações sociais.

Dessa forma, cada vez mais um site vem se tornando popular, melhor se torna seu posicionamento, e, por consequência, o número de visitas.

Não é preciso dizer que as redes sociais são uma das melhores maneiras de compartilhar seu conteúdo com as pessoas que estão interessadas no que você está escrevendo

Criar mais páginas para aumentar o tráfego

Existia um mito de que mais páginas geraria mais tráfego e, consequentemente, melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

Assim como o número de backlinks não é fator mais importante, o número de páginas também não. Mais uma vez, certifique-se de focar na qualidade e não na quantidade.

A partir de 2012, as atualizações do panda vêm se tornando cada vez melhores para detectar conteúdos “ruins”.

Hoje em dia, caso você possua um conteúdo de baixa qualidade ou até mesmo não original, é possível que seu site seja penalizado. Dessa forma foque sempre em criar artigos autênticos que sejam úteis aos seus leitores.

Fazer guest blogging em todo canto

Não faz muito tempo que escrever conteúdos de alta ou baixa qualidade era irrelevante, dessa forma as pessoas adoravam realizar guest blogging sempre que a oportunidade aparecia.

Assim como link building, essa prática tem agora ênfase na qualidade.

Guest Blogging trata-se de escrever conteúdos para sites ou blogs de outras pessoas, com o objetivo de se tornar conhecido pela audiência de terceiros, bem como construir backlinks.

Hoje é muito mais importante escrever alguns poucos artigos para pessoas cujos sites tenham bastante relevância e autoridade.

Guest Blogging em baixa escala pode ser beneficial quando realizado de forma apropriada e de maneira ética.

Encher o título de palavras-chave

Keyword stuffing é o termo utilizado para o ato de lotar uma página com um alto volume de palavras-chave.

Keyword stuffing é 100% contra as diretrizes do Google, além de poder trazer mais prejuízos que vantagens.

A cada ano que passa o algoritmo do Google se torna mais avançado, tornando maior a probabilidade de ter o seu site penalizado.

Eu tinha a impressão que todos já sabiam que isso era bastante prejudicial, mas descobri que não.

Caso você esteja tentando atrair a atenção da sua página com títulos cheios de palavras-chave, sugiro que pare.

Não perder tempo incluindo imagens

Por muito tempo estava tudo bem deixar imagens de lado nas suas páginas e ainda sim ranqueá-las, mas hoje em dia On-page SEO é mais importante do que nunca, logo esquecer de incluir imagens pode impedir que seu site seja o melhor que ele possa ser.

Obviamente os crawlers do Google não podem entender do que se tratam as imagens, então é importante fornecer-lhes um nome e um texto alternativo apropriados para garantir que o Google saiba sobre o que elas se tratam e dessa forma impulsionar a relevância da página..

Cadastrar-se em diversos diretórios

Em abril de 2012, o Google lançou a primeira atualização do Pinguim direcionado a sites com números absurdos de links externos e desde então vem se tornando cada vez mais sofisticado.

É importante ter ciência que receber centenas de links de baixa qualidade de diversos diretórios não é bem visto no âmbito de SEO e pode ser considerado spam.

Não estou dizendo de forma alguma que você não deva utilizá-los. De fato, é possível encontrar diretórios relacionados ao seu nicho e com alta autoridade e é neles que você deve focar.

Se você está utilizando alguma dessa táticas de SEO, é hora de encontrar uma estratégia melhor.

 

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.

  • Marcos Barona

    Caro Diógenes, mais uma vez estou consumindo suas informações, e tem algo que ainda não aprendi como fazer. São os diretórios. eu ainda não entendi como funcionam esse diretórios e temos que proceder. Você tem algum texto mais detalhado sobre isso? Um grande abraço.

    • Diógenes Lima

      Olá novamente, Marcos.
      Diretórios são sites que basicamente divulgam outros sites.
      São bastante úteis, uma vez que há diretórios com alto page rank e dessa forma vale a pena receber backlinks de alguns deles.
      Como exemplo posso citar o http://novobr.com/ . Basta clicar em “adicionar site” e seguir as instruções.
      Estou criando um artigo explicando melhor como funcionam e irei citar alguns que utilizo.
      Cadastre-se na newsletter para receber as próximas atualizações.
      Um grande abraço 🙂

  • venho notando que o atual SEO mostra que: Menos é Mais e Mais é Menos…www.publicidadenet.com.br

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.
download-ebook