Gerando Resultado

Guia Definitivo de SEO: Primeira Página do Google de Uma Vez por Todas

Você já parou para pensar em como as ferramentas de pesquisa fazem para avaliar a qualidade de um site? Por que o site do seu concorrente está na primeira página do Google ao invés da sua? Como ele é capaz de julgar se o seu conteúdo é mais ou menos relevante que o dele para uma determinada palavra chave?

O estudo da correlação de posicionamento trata da avaliação dos fatores que diferenciam os sites mais bem posicionados nas páginas dos resultados de busca orgânica.

Neste artigo farei uma análise detalhada de cada um desses parâmetros para que você tenha uma ideia de como fazer o seu site alcançar a primeira página do Google mais facilmente.

O que você verá neste artigo:

  • Correlação de Spearman
  • Backlinks não são mais o fator de classificação número 1
  • O Google está passando por mudanças
  • Quais são os melhores fatores para classificação de sites
  • Como cada um desses fatores afetam as pesquisas orgânicas
  • O que você deveria estar fazendo agora para chegar na primeira página do Google

Antes de começarmos, gostaria de lembrá-lo que tudo contido neste artigo é baseado em fatos e fatos não mentem. O SearchMetrics é a fonte desses dados e eles monitoraram cerca de 10000 palavras chave e analisaram exatamente 5,3 bilhões de backlinks e 19 bilhões de atividades em redes sociais, utilizando a Correlação de Spearman para medir os resultados desses dados.

Coeficiente de Correlação de postos de Spearman

Segundo o Wikipédia:

Ela avalia uma função monótona arbitrária que pode ser a descrição da relação entre duas variáveis, sem fazer nenhumas suposições sobre a distribuição de frequências das variáveis.

Traduzindo:

Um coeficiente de correlação alto ocorrerá quando um elevado número de páginas com um bom posicionamento no Google possuírem determinada característica, ou mais dessa característica do que os outros sites, enquanto páginas com um baixo posicionamento possuem pouco ou nada dessa característica.

Visão geral dos principais fatores de classificação do Google

Na imagem abaixo você poderá ver os 8 principais fatores de classificação baseados nos dados estudados:

Fatores de Classificação para primeira página do Google

É possível notar que dos 8 primeiros fatores, 7 deles são atividades em redes sociais e que combinados, desempenham um papel muito mais importante do que os backlinks.

Essa é uma mudança monumental em relação a como o Google classifica e posiciona os sites. Embora os Backlinks ainda possuam um papel importante, já não são mais tanto quanto antigamente.


Análise dos dados:

Google +1: Possui um impacto enorme no posicionamento dos sites no Google, mais ainda do que os backlinks.

Compartilhamentos, comentários e curtidas no Facebook: São tão importantes quanto os backlinks de acordo com os dados apresentados.

Número de backlinks: Um número alto de backlinks ainda é um fator importante e possui uma forte correlação com um bom posicionamento no Google.

Pinterest pins: Curiosamente o Pinterest tem se mostrado bastante influente nessa disputa entre redes sociais.

Tweets: Por último, mas não menos importante, ter sua página tweetada por outras pessoas também tem uma alta relevância na sua classificação.


Fatores onpage ( nível técnico ):

Embora não tenha tanta relevância quanto as redes sociais e o número de backlinks, os fatores que analisaremos agora são fundamentos básicos para qualquer praticante de SEO. Diferentemente dos fatores analisados anteriormente, estes só dependem de você e mais ninguém.

SEO - Primeira página do Google

De acordo com o gráfico acima, as coisas que você precisa saber são:

  • Sites com domínios e URL’s menores classificam-se melhor do que os com maiores.
  • É possível notar que subdomínios são mais difíceis de obter um bom posicionamento do que domínios.
  • Manter a palavra chave no início do título do artigo é 4x mais importante do que tê-la no nome do domínio ou URL.
  • Meta descrição e tags H1 e H2 influenciam positivamente na sua classificação
  • Você deve utilizar sua palavra chave no título, meta descrição e no corpo do texto sempre que possível.

Fatores onpage ( relacionados ao conteúdo ):

SEO - Primeira página do Google

  • Artigos maiores geralmente classificam-se melhor do que os menores. Você deve ter como objetivo criar artigos fodas relevantes com um número de palavras entre 600 – 1000.
  • Incluir imagens e vídeos relevantes sempre que possível

Observação importante: Não utilize as palavras chave que deseja que seu site apareça na primeira página do Google nos anchor texts dos seus links externos, por exemplo:

Se você deseja subir ao topo na palavra chave “como criar um site “, não crie links externos para o seu site utilizando exatamente esta frase.

  • Crie links internos contendo como anchor text a palavra chave que desejar obter um bom posicionamento naquela página.

Agora vem o bizu master: Crie um link self-referential, ou seja, para a mesma página do artigo, utilizando como anchor text a palavra chave desejada.


Detalhes sobre os backlinks

Primeira página do Google - Backlinks

  • Em relação aos backlinks, o fator mais importante é a quantidade. Obviamente quanto mais você tiver melhor.
  • A qualidade dos backlinks também é outro fator bem importante. Se preocupe em receber links de sites que possuem uma boa quantidade de tráfego.
  • Você deve diversificar o anchor text ao máximo possível. Recomendo incluir variações da palavra chave desejada em pelo menos 40% dos seus backlinks.

Por exemplo, caso deseje possuir um bom posicionamento na palavra chave “Meias azuis“, crie backlinks utilizando como anchor text “meias vermelhas, melhores meias azuis, meia azul” ,etc.

  • Utilize palavras genéricas nos outros 60%, por exemplo “clique aqui, http://seudomínio.com.br“.

Sites com um bom posicionamento têm um número equilibrado de links nofollow, palavras chave variadas e genéricas.

Análise Geral – Você na primeira página do Google

Se deseja obter sucesso aplicando SEO, você precisa mudar sua mentalidade agora e começar a utilizar as redes sociais ao invés de ficar se matando atrás de links para o seu site.

Sugiro que além das redes sociais, utilize o Google authorship, pois ele tem um impacto positivo no bom posicionamento de sites.

Não esqueça que backlinks ainda são importantes, mas eu não ficarei surpreso se daqui a alguns anos não tiverem mais tanta relevância assim, logo é importante que tenha uma boa quantidade de ambos – tanto backlinks quanto interações em redes sociais.

Está na hora de mudar a forma como você aborda o SEO

Para finalizar eu gostaria de dizer que eu sinceramente não acredito que os backlinks e as atividades nas redes sociais sejam realmente o principais fatores para um bom posicionamento.

Então quer dizer que tudo o que você escreveu aqui não serviu para nada?

Calma!

Para mim o fator mais importante para atrair pessoas ao seu site e fazer com que elas interajam com sua página é escrever conteúdos de qualidade. Isso chega até a ser meio óbvio. Se você publica um artigo de baixa qualidade e que não vale a pena a pena ser compartilhado, ele não será.

Invista algum tempo elaborando artigos que ajudem seus visitantes e que os envolva. Aqui estão os passos que tento sempre seguir:

  1. Selecione um tópico
  2. Liste alguns problemas relacionados ao tópico
  3. Solucione-os.

Viu como é fácil?

Resumindo:

  • Certifique-se que seu site está otimizado adequadamente de forma a receber mais curtidas, compartilhamentos, tweets, +1, etc.
  • Crie o melhor artigo que a internet já viu sobre o tópico escolhido ( Uma vez feito isso, divulgue seu artigo com pessoas interessadas no assunto para receber mais tráfego, interações em redes sociais e links).
  • Crie backlinks de qualidade para o seu site

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.

  • Excelente artigo, muito bem explicado e objetivo no foco do assunto!
    Parabéns pelo blog, sucesso!

    • Diógenes Lima

      Muito obrigado pelo comentário!

  • Obrigado pelo comentário Mário. Fico feliz que tenha gostado. 🙂

  • Excelente rapaz!

    Da gosto ler artigos assim! Parabens!

    • Obrigado pelo elogio Daniel.
      Abraço. 🙂

    • Diógenes Lima

      Obrigado pelo elogio Daniel.
      Abraço. 🙂

  • Muito bom artigo cara, parabéns.

    • Diógenes Lima

      Obrigado!

  • Excelente conteúdo! Eu pratico e da muito certo.

    • Agradeço o elogio 🙂

    • Diógenes Lima

      Agradeço o elogio 🙂

  • Gabriel Maciel

    Muito bom esse artigo. Super recomendo!

    • Diógenes Lima

      Obrigado pelo elogio, Gabriel.
      Grande abraço!

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.
download-ebook