Gerando Resultado

SEO: Saiba de uma vez por todas o que são Backlinks

Percebo que o termo Backlink às vezes é utilizado de maneira errada na internet. Aliás, você sabe o que é um backlink?

Resolvi fazer esse pequeno artigo justamente explicando o que são Backlinks, External Links, Internal Links, Inbound Links e Outbound Links além da diferença entre um Link Dofollow e um Nofollow.

O termo Link Externo (External Link) na realidade não significa nada.

Ele pode ser um link do meu domínio para o seu ou vice-versa, mas na maioria dos casos, pessoas que trabalham com otimização de ferramentas de busca, consideram External Links o mesmo que Backlinks

Nota: Embora toda a comunidade SEO utilize os termos em inglês, nesse artigo eu os escrevo em inglês e português para que se familiarize com as expressões.

Digamos que você tenha um Site A, com o domínio meusite.com e um amigo seu tenha um Site B, com o domínio sitedele.com

Backlink

É qualquer link que aponte para uma página dentro do site A. Esses links podem vir de outros sites ou de dentro do seu próprio site.

Inbound Link (Link de Entrada)

É Qualquer link do site B que aponte para o seu site (A). Algumas pessoas também o chamam de “link externo”, mas como eu disse anteriormente, não deixa de estar correto.

É como se os Inbound Links fossem um subconjunto dos Backlinks.

Outbound Link (Link de Saída)

Qualquer link do site A que aponte para o site B é um Link de saída (Outbound Link).

Internal Link (Link Interno)

É Qualquer link do site A que aponte para o próprio site A.

A maioria dos links internos são na verdade links de navegação.

Caso você não os utilize em seu site, recomendo muito que o faça.

Nofollow Links

Qualquer ligação nas categorias mencionadas acima podem – se o Webmaster quiser – ser transformados em um link nofollow.

Nesse caso, o Google vê pouco ou nenhum valor nele para fins de SEO.

Os Links Nofollow têm o atributo rel = “nofollow” em seu código.

Dofollow Links

Qualquer link que não tenha o atributo nofollow – seja intencionalmente ou acidentalmente – é considerado um link Dofollow.

Estes têm impacto direto e muitas vezes positivo em seus rankings do Google, mesmo que sejam os Links Internos.

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.

  • estou com o meu site a muito tempo no ar porém começei sem ter nadade conhcimento sobre seo,então fiz de qualquer jeito depois fui aprendendo,estudo de manhã até de noite então ñ tive tempo pra isso,agora estou de férias,mas não entendi o que realmente vale como um link external.quero saber se comentários commeu link serve para algo.No facebook publiquei coisas com meu link porém nem todas aparecem no webmaster e foram muitas mesmo se puder meexplique

    • Edimilson Gonçalves

      Diógenes Lima obrigado pelas informaçoes me ajudou a entender ,melhor estou com problemas neste site nao consigo levantar ele de jeito nenhum é um mini site
      http://ganharcomminisites.com

  • Joao Amaral

    Meu site https://videoshd.com.br está com SEO, mais não sei se está correto. Ele é em joomla. Como saber se está tudo ok?

  • Valdemar Dias

    Diogenes, prazer e fazer um comentario sobre estes artigos. São muitos bons mesmo. Eu também sou formado pela EFFON de Belém do Pará. Hoje aprendendo um pouco de Internet Marketing.

  • wilson

    show seu artigo meu site estou começando a arrumar
    http://www.griffdecor.com.br
    mas ainda está com muitos erros

  • james

    Muito bom artigo, meu site estava com baixo indice de backlinks agora estou melhorando sua posição.
    http://www.limmao.com.br/

    abraços,

    James

  • Alberto Roberto

    Perfeito.

    http://luxoacompanhantes.com.br/

    Melhor site de acompanhante do Brasil.

  • Jorge Manuel

    gostei muito do seu artigo mas não sei o que mais fazer para gerar mais reputação para o meu site http://www.memestime.com/

  • Rapaz gostei do seu artigo , pois fez eu perceber que mudando alguns códigos na raiz dos posts consegui d uma vez por todas inserir o link filmes online para meu site: http://www.filmesonlinenopcgratis.net/ e através de imagens também:

  • Guararema Tudo de Bom

    Não sou da área de TI mas quanto aos backlinks além de serem úteis para o rankeamento tbm servem para trazer clientes que não conhecem sua empresa, foi o que aconteceu com a gente, estávamos procurando uma empresa de ponta em rastreamento veicular, mas não queríamos as mais populares pelo alto índice de reclamação, em um blog de um mecanico ele falava bem da empresa X e colocou o link na postagem http://www.spycar.com.br, sem conhecer essa empresa clicamos no link e descobrimos exatamente a empresa que procurávamos, ou seja, ajudou o potencial cliente(nós) a conhecer a empresa.

  • dayanne

    Boa Noie,
    Pesquiso em varios sites sobre SEO, e até o momento este é um dos melores que conheci, virei fan e aluno, esou aplicano too o conhecimenoaquirio neste site http://www.sprovieribaby.com.br Obrigada

  • Rafaela Fernandes

    Um dos sites que gosto tbm é o https://www.luisantonio.solutions

  • Marketing de Conteudo Online

    Matéria muito boa, vou aplicar em meu site http://www.marketingdeconteudoonline.com, caso consiga algum resultado com as técnicas acima dou feedback.

  • Interessante, porem vc não poderia falar sobre o valor que os backlinks tem para o google em relação a outras métricas.
    https:www.lojasincor.com.br

  • Cláudia Navarro

    Diógenes Lima, muito bom o seu artigo. De maneira simples e clara conseguiu passar conceitos de SEO que muitas pessoas que trabalham com mkt digital ainda têm dúvida.Aprender Técnicas de SEO é fundamental para fazer com que sua empresa tenha sucesso nos dias atuais

  • Vasni

    Essas dicas são excelentes e fazem toda a diferença no tráfego de um site. Muito obrigado!
    http://www.omnirepresentante.com.br

  • Magda Reis

    Muito obrigada pela dica, me ajudou muito. Pode dar uma olhadinha em meu site e ver como está. Gratidão
    http://www.vivermaiscomsaudealoevera.com.br/wp

  • Andre Soares

    Boas dicas. Então tenho que aumentar os backlinks do meu site.
    http://qbuffet.com

  • Melissa Oliveira

    Me ajudou muito.Estou trabalhando em um site https://www.amigajoia.com.br e as dicas foram super válidas

  • Não sei por que, meu site http://www.pussycats.com.br (+18) de 1 ano pra ca caiu muito nas buscas do google. Tenho tentado de tudo, mas ele não sobe.
    O que posso fazer?

  • Cleber Pessoa Santos

    Meu site só tem acessos em links pagos. Não sei mais o que fazer. http://www.modaintimasexshop.com
    Qual será o problema?

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.
download-ebook