Gerando Resultado

Como Instalar Temas no WordPress

Esse artigo faz parte do guia de WordPress para iniciantes, e nele irei te ensinar como instalar um novo tema.

Assim como os plugins, os temas para WordPress podem ser instalados através do painel administrativo ou de um software FTP.

Neste artigo você irá aprender a instalar um tema utilizando ambos os métodos, mas antes de prosseguirmos, gostaria que você lesse os seguintes artigos, caso ainda não tenha feito:

Aqui também estão alguns sites que você pode utilizar para baixar novos temas para o seu blog.

Embora haja diversos temas gratuitos disponíveis por aí, recomendo que opte por um pago, caso deseje levá-lo a sério e, assim, construir autoridade.

Há alguns temas que são otimizados para aumentarem a taxa de cliques dos blocos de anúncios do Google Adsense. Veja aqui algumas indicações de temas otimizados para o Google Adsense.

Como instalar um tema para WordPress – Método #1

Bem, na maioria das vezes que você baixa um tema, ele vem no formato .zip. A maneira mais fácil e rápida de instalá-lo é realizando o upload diretamente do seu painel do WordPress.

A partir desse ponto irei assumir que você já baixou o tema de sua preferência e está pronto para instalá-lo no seu blog.

  1. Logue no painel administrativo do WordPress
  2. Vá até Aparência> Temas> Adicionar novo
[IMAGEM]

Clique em “Fazer upload do tema” e então procure o tema no formato .zip no seu computador.

upload-tema-wordpress

Após selecioná-lo clique em “Instalar agora”. Será realizado o upload e a instalação do tema no seu servidor.

Na próxima tela, você verá a opção de “Ativar”:

ativando-tema

Antes de ativar o tema, é possível ver como ele ficará antes de torná-lo ativo.

Às vezes, essa opção não funciona adequadamente e irá gerar alguns erros. Isso geralmente acontece.

Então se esse é um site novo e ainda não recebe nenhum tráfego, você pode ativá-lo de uma vez e ver o tema ao vivo simplesmente visitando a URL do seu blog.

Como instalar um tema para WordPress – Método #2

Na realidade eu só utilizo esse método quando eu tenho que instalar vários temas simultaneamente.

A transferência de arquivos via FTP também é útil quando seu servidor não permite que você instale temas e plugins pelo painel do WordPress por razões de segurança. É válido dizer que esse método também é chamado de instalação manual.

Para instalar seu tema, é necessário baixar um gerenciador FTP como o FileZilla ou, caso prefira, acessar seus arquivos remotamente através do cPanel do seu plano de hospedagem.

Diferentemente do primeiro método, aqui você precisará descompactar o arquivo .zip que baixou.

Caso não possua nenhum software instalado para descompactá-lo, faça o download da versão gratuita do Winrar e o instale.

Uma vez instalado, clique com o botão direito no arquivo zipado do tema e selecione a opção “Extract files” como na imagem:

extrair-tema

Agora faça o login no seu gerenciador FTP, localize a pasta wp-content/themes na instalação do wordpress e faça upload da pasta descompactada diretamente como no screenshot a seguir:

tema-ftp

Pronto, o novo tema já se encontra no seu servidor. Agora basta ativá-lo através do painel do WordPress.

Para isso, volte ao painel do WordPress, vá em Aparência > Temas, localize o tema que acabou de realizar o upload e clique em “Ativar”.

ativar-tema

Como deletar/desinstalar um tema WordPress

Espero que tenha conseguido aprender a instalar um tema sem nenhuma dificuldade. Agora é hora de aprender a remover os temas que você não irá mais utilizar, caso precise liberar espaço em disco no seu servidor.

Assim como na instalação, você pode desinstalar um tema pelo próprio painel do WordPress ou via FTP.

Assim como na imagem acima, vá em Aparência> Temas e clique em deletar para remover o tema. Para essa opção se tornar disponível, o tema não deve estar em uso.

Você pode também logar no seu gerenciador FTP, localizar a pasta referente ao seu tema em wp-content/themes e deletá-la.

Pessoalmente, acho que o primeiro método seja o mais simples tanto para instalar quanto para desinstalar.

Espero que esse simples artigo tenha o ajudado a realizar essa tarefa. Caso ainda possua alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

Dessa forma poderei manter o artigo cada vez mais completo. Cadastre-se também na newsletter do Gerando Resultado para continuar recebendo mais artigos como esse.

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.

  • Thanks for such great information… i too would like to bring some changes in my site:www.itwingz.com. Thanks a lot.

  • Filipe

    Não existe o botão “adicionar novo” tema no painel do WordPress… Como instalar um tema assim?

  • Diógenes Lima

    Muito estranho, normalmente fica no canto superior esquerdo. Sugiro falar com seu serviço de hospedagem.

  • Luiziane Boari Almeida

    Olá, estou com problema. Eu consigo instalar a fonte porém ao ativar o tema não importa a sua estrutura. Tens como me ajudar Diógenes? Obrigada

    • Luiziane Boari Almeida

      Tem algum site que possa baixar template free mas que venha com o conteúdo em XML para importar?

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.
download-ebook