Gerando Resultado

Como Instalar Plugins no WordPress

Instalar plugins é algo que todo mundo que possui um blog deve saber. A instalação de um plugin pode ser feita de três maneiras:

  1. Pesquisar e Instalar
  2. Upload e Instalar
  3. via FTP

Para transferir um plugin por FTP para o seu servidor, será necessário baixar um gerenciador FTP como o FileZilla ou Cyberduck, enquanto no painel do WordPress basta você procurá-lo, instalá-lo e ativá-lo.

Como instalar plugins para WordPress – Método #1

A instalação através do painel é a maneira mais fácil de instalar um plugin para WordPress. Se você já sabe o nome do plugin que deseja instalar, basta procurá-lo diretamente no painel e instalá-lo. Para isso, logue no painel administrativo e clique em Plugins > Adicionar novo.

Você será levado a uma página como na imagem abaixo. Nesse exemplo eu irei instalar o plugin Theme Autencity Checker (TAC). Nesse caso, basta procurar seu nome no campo de pesquisa:

Se tudo estiver certo, basta clicar em instalar e ativar como pode ver na próxima imagem.

Caso o plugin que estiver procurando já se encontrar instalado no seu blog, você receberá uma mensagem avisando que o plugin já se encontra instalado.

Agora o próximo passo é configurar o plugin, caso seja necessário. Na maioria das vezes cometemos o erro de instalarmos um plugin, mas não reservarmos um tempo para configurá-lo apropriadamente.

Dica: Sempre que possível, ao instalar um novo plugin, certifique-se de ler a documentação antes de instalá-lo.

Como instalar plugins para WordPress – Método #2

Sempre que baixar um novo plugin (na maioria dos casos um plugin pago), você terá que fazer o upload do arquivo .zip e ativá-lo através do painel do WordPress.

Para isso, clique em “Adicionar novo”, procure o arquivo em seu computador e realize o upload. Mas lembre-se, o WordPress só aceita o formato .zip, tanto para plugins quanto para temas.

Como instalar plugins para WordPress – Método #3

Esse é outro método basta útil se você não consegue instalar um plugin pelo painel.

Para instalá-lo via FTP, será necessário baixá-lo, descompactá-lo e realizar o upload da pasta utilizando um gerenciador FTP ou pelo cPanel do seu serviço de hospedagem.

Você deve realizar o upload na pasta wp-content/plugins. Uma vez feito isso, vá até o painel do WordPress, clique em Plugins > Plugin Instalados, encontre o nome do plugin que você realizou o upload e o ative.

Pessoalmente eu instalo novos plugins ou temas pelo próprio painel por ser mais rápido e fácil.

Só em casos específicos como quando vou editar algum arquivo específico do plugin que utilizo o o software FTP.

De qualquer forma, se é a primeira vez que você está utilizando o WordPress ou está planejando utilizá-lo, acredito os dois primeiros métodos serão mais úteis para você.

Gerenciar plugins é realmente muito fácil, tudo o que precisa fazer é clicar em Plugins > Plugins Instalados no painel administrativo e clicar em ativar ou desativar o plugin.

Às vezes ao instalar um novo plugin, aparecerão alguns erros devido a conflitos. Caso isso ocorra, basta logar na sua conta através do seu gerenciador FTP e desabilitar o plugin o renomeando ou simplesmente o deletando.

Se você é completamente novo no mundo do WordPress, sugiro que leia todos os artigos do Guia de WordPress para Iniciantes aqui do Gerando Resultado.

Aqui está uma lista de plugins que estou utilizando atualmente no Gerando Resultado.

Caso ainda possua alguma dúvida em relação a como instalar plugins, deixe um comentário abaixo.

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.
download-ebook