Gerando Resultado

A verdade que nunca contaram a você sobre como melhorar seu funil de vendas

No mundo do marketing digital, o conceito de funil de vendas é bastante conhecido. O ato de conseguir tornar simples visitantes em compradores é um processo que rende milhares de reais a diversos empreendedores digitais diariamente.

Uma coisa que aprendi bem cedo ao decidir estudar sobre marketing é que você precisa oferecer produtos, conteúdos e serviços de qualidade gratuitamente de forma a ganhar credibilidade e assim convencer pessoas de que vale a pena comprar de você.

Isso fez total sentido para mim desde o início e observo vários blogs utilizando essa fórmula todos os dias.

O conceito de “free line” em seu funil de vendas

Recentemente li sobre um termo que surgiu na internet e que encapsula a ideia de oferecer conteúdos de qualidade de forma gratuita. Ele é chamado de “free line“, e a melhor maneira de ilustrar isso é com uma figura:

Funil de vendas antes

A ideia principal é a de que há uma linha, um ponto no seu funil de vendas onde você distribui conteúdo gratuito de qualidade, e tudo o que aparece após essa linha são seus produtos pagos.

A primeira pessoa de quem ouvi mencionar esse conceito foi o Eben Pagan, que caso você não o conheça, é também o David DeAngelo ( Eben utilizou um pseudônimo para divulgar o seu site DoubleYourDating.com ).

Eben Pagan é um cara que acredita fortemente em um conceito de marketing chamado “Moving the free line“.  Essa é uma estratégia de marketing onde o empreendedor simplesmente oferece seus melhores conteúdos para seus potenciais clientes de forma gratuita para que consiga atingir um público maior, construir credibilidade e aumentar sua lista de fãs. O segredo é fazer seus visitantes pensarem: “Se o conteúdo gratuito desse cara é tão bom, seu conteúdo pago deve ser excepcional”.

Caso não o conheça, sugiro que assista sua brilhante apresentação sobre esse conceito no vídeo abaixo:

Movendo sua “free line”

Assim como no vídeo acima, outras apresentações que assisti falam justamente sobre mover essa “free line” cada vez mais para baixo em seu funil de vendas. Isso quer dizer que o que era antes um produto que você venderia, você o tornará gratuito, deixando-o agora acima da sua “free line”:

Movendo a free line no Funil de Vendas

O argumento utilizado por caras como Eben é que mover a “free line” cada vez mais para baixo é uma das melhores técnicas a serem utilizadas para se eliminar a concorrência.

Por exemplo, se um negócio possui um funil de vendas sólido o suficiente, de forma que possam ser distribuídos cada vez mais produtos grátis, então é possível que ele consiga desvalorizar todos os produtos criados por seus concorrentes, recebendo mais tráfego e futuros clientes.

A batalha será declarada e vencida pelo negócio que for capaz de ganhar mais dinheiro com seus produtos pagos, distribuindo mais conteúdos de qualidade gratuitamente.

Dê de graça o que você tem de melhor

Se você conseguiu entender a ideia, percebeu que ela é bastante simples. Se você não possui um negócio virtual, pode estar pensando que esse conceito é inovador,mas te garanto que a maioria dos blogueiros profissionais o utiliza praticamente todos os dias.

Posso utilizar como exemplo o Henrique Carvalho, um ícone do marketing digital brasileiro e um excelente educador financeiro. Em seu site de finanças ele oferece diversas planilhas financeiras gratuitas que me ajudaram e continuam ajudando a compreender melhor os diversos tipos de investimentos existentes. Elas poderiam ser facilmente vendidas, mas foi preferido disponibilizá-las gratuitamente. Por mais que nos sintamos contentes e realizados por ter acesso a produtos de qualidade sem pagar nada, essa ação ativa o gatilho mental da reciprocidade. Disponibilizando suas planilhas de forma gratuita, fui capaz de perceber a alta qualidade dos produtos criados por ele, tanto que quando começou a vender seu ebook Alocação de Ativos não pensei duas vezes em comprá-lo.

Você precisa fazer justamente o mesmo. Simplesmente dê alguns dos seus melhores produtos para atrair mais atenção. Conteúdo é a força que gera tráfego. Se você for capaz de distribuir conteúdos de qualidade de graça, os frutos do seu trabalho irão surgir na forma de mais links para o seu site, mais tráfego, credibilidade, mais exposição e mais vendas.

É importante inovar

De forma geral, imitar o que os outros fazem está se tornando cada vez menos efetivo. Não estou dizendo para parar de distribuir ebooks grátis ou qualquer outra coisa do gênero, o que quero dizer é que tem se tornado cada vez mais difícil se destacar utilizando os mesmos recursos que seus concorrentes. Esse é exatamente o conceito do “moving the free line” – É preciso encontrar maneiras inovadoras de dar e distribuir materiais de qualidade.

Se você possui um negócio online, então provavelmente se esforça para oferecer algum tipo de recurso gratuito. Se você não faz isso, tenho certeza que está enfrentando alguns problemas para construir tráfego e melhorar suas conversões.

Considere simplesmente disponibilizar de forma gratuita o que você já oferece como um serviço pago e pense em como isso pode te dar um retorno positivo nas suas próximas vendas. Inove, utilize estratégias únicas e sempre planeje oferecer mais e mais sem receber absolutamente nada além visibilidade.

Como decidir o que disponibilizar gratuitamente?

Para algumas pessoas, decidir o que disponibilizar de graça e o que pode ser pago é um desafio. Se você possui um blog novo ou não tão conhecido, e ainda não foi capaz de criar uma quantidade interessante de conteúdo, então seu trabalho por enquanto será o de continuar construindo um portal valioso para seus visitantes. Conforme o tempo for passando, seus esforços passados irão continuar oferecendo valor, enquanto suas atividades atuais poderão ser dedicadas a produzir produtos pagos.

Caso já possua um blog, o que você pode disponibilizar gratuitamente são os conteúdos que você publica. No futuro você poderá construir mais presença utilizando emails de resposta automática, ou talvez começar a produzir vídeos ou áudios a fim de distribui-los gratuitamente.

Ainda não possui um blog?

As opções são ilimitadas. O mais importante é que você entenda que para construir tráfego, estabelecer credibilidade e acabar com a competição no seu nicho, você precisa mover sua “free line” constantemente. Se seus concorrentes entregam a mesma coisa que você, mas fazem isso de graça enquanto você cobra, te garanto que você não estará no mercado por muito tempo. Não é fácil se manter de pé se você não estiver progredindo, inovando, tendo novas ideias e pedindo por nada além de atenção.

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.

  • Nunca tinha pensado por esse lado de eliminar a concorrência. Realmente, ao dar algo de graça você elimina as possibilidades de venda da concorrência. Ótimo artigo. Parabéns pelo conteúdo.

    • Diógenes Lima

      Obrigado pelo comentário, Luiz.
      Abraço!

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.
download-ebook