Gerando Resultado

Como Criar um Blog WordPress Passo a Passo

Seja muito bem vindo (a) ao guia definitivo de como criar um blog profissional passo a passo.

Caso este seja o seu primeiro blog, não se preocupe, todos os artigos daqui são de fácil compreensão e em apenas algumas horas você terá aprendido tudo o que for necessário sobre como montar um blog e configurá-lo.

Se você já utiliza o WordPress há algum tempo, ainda sim essa página pode ser útil pra você, no final dessa página eu forneço algumas dicas importantes que você pode implementar para tornar seu blog ainda melhor.

No final deste guia você você já terá aprendido:Como criar um blog passo a passo

  • Como comprar um domínio e uma hospedagem
  • Como criar um blog em WordPress em apenas 10 minutos
  • Como configurar o seu blog após a instalação
  • Plugins úteis para instalar e como configurá-los
  • Dicas para fazer o seu blog crescer mais rapidamente
  • Como otimizar o seu blog para as ferramentas de busca (básico)

Tentei tornar as instruções deste guia de como fazer um blog o mais simples possível e vale lembrar que ele será atualizado regularmente, logo sugiro que favorite essa página para futura referência.

Sugiro também que visite nossa categoria WordPress, para encontrar outros artigos que possam complementar seu aprendizado.

Pronto para começar?

#1. Como fazer um blog de sucesso: Início

Como fazer um blog de sucesso

A primeira coisa que você deve fazer para criar um blog profissional é comprar um plano de hospedagem e um domínio.

A hospedagem é o local onde você irá armazenar todos os arquivos do seu site e o domínio nada mais é do que o nome do seu blog.

Sugiro que compre sua hospedagem no Bluehost, pois ele já vem com um domínio gratuito e custa somente $3.49 por mês com 50GB de espaço em disco e tráfego de dados ilimitado.

Esse processo leva apenas 5 minutos e eu criei esse artigo para ajudá-lo.

Clique no link abaixo e escolha o plano de hospedagem que é melhor para você.

A próxima coisa a fazer é instalar o WordPress. Esse processo leva outros 5 minutos e no final do artigo abaixo está o passo a passo de como fazer isso:

Agora que seu blog já está pronto, visite o link do painel administrativo fornecido pelo Bluehost (http://seublog.com/wp-admin), pois será preciso alterar algumas configurações básicas para garantir o bom funcionamento do seu blog.

Não se preocupe, porque é muito, mas muito simples. Leia o artigo abaixo:

Se chegou aqui, você já aprendeu como criar um blog WordPress e como configurá-lo, parabéns!

Chegou a hora de você modificar a aparência do seu blog.

Os artigos abaixo irão ajudá-lo a fazer isso e algumas outras coisas sem muita dificuldade:

Espero que tenha conseguido deixar seu blog com uma cara bacana!

Agora é hora de aprender 2 truques importantes para aumentar e controlar a quantidade de tráfego que você está recebendo:

  • Adicione o Google Analytics no seu blog. Com ele você será capaz de ver quando tráfego (visitantes) está recebendo e de onde eles estão vindo. (não disponível)
  • Atualize sua lista de serviços de ping. Basta clicar no link e copiar toda a lista que se encontra lá. Isso irá ajudá-lo a conseguir mais tráfego para o seu blog.

Nota: Um dos maiores erros que todo novo blogueiro comete ao criar um blog WordPress é não se preocupar em configurar os plugins antes de começar a utilizá-los.

Os tutoriais abaixo irão causar um impacto enorme no seu blog, e cada um deles não leva mais do que 5 minutos para ser completado.

Caso enfrente qualquer dificuldade, envie um email para contato@gerandoresultado.com que eu reponderei dentro de 24h.

  • WordPress SEO by Yoast Esse incrível plugin gratuito tornará o seu blog amigável às ferramentas de busca, e esse tutorial irá te ensinar como configurá-lo passo a passo.
  • W3 total cache – Esse plugin fará com que seu blog carregue mais rápido. Certifique-se de não utilizar nenhum outro plugin de cache junto com ele). (não disponível)

Nota: Normalmente o WordPress já vem com um plugin de cache instalado. Vá em Plugins > Plugins Instalados no painel do WordPress e verifique se não há nenhum outro plugin de cache ativo. Caso tenha, basta desabilitá-lo.

#2. Como criar um blog: Guia de SEO

Como criar um blog

Parabéns, estamos quase acabando!

Se você aprendeu e implementou todos os passos anteriores tudo no mesmo dia, esfrie um pouco a cabeça, tome uma água porque agora você aprenderá algumas coisas que serão os divisores de água entre você e os blogueiros amadores.

#3. Como criar um blog: Dicas avançadas

Como prometido, aqui estão algumas dicas para aqueles blogueiros que já utilizam o WordPress há algum tempo e querem aprender algumas coisas mais avançadas.

Caso ainda tenham restado dúvidas em relação a como criar um blog, envie-nos um email ou utilize os campos de comentário do blog.

Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber nossas atualizações.

Diógenes Lima

É formado na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apaixonado por marketing digital e quer compartilhar com você as melhores técnicas de como gerar renda passiva online.
download-ebook